Preveem-se 40 a 45 ºC em França na quarta-feira, 24 de junho; alerta de incêndios florestais ativo no centro e 68 mil casas sem eletricidade no Finistère
Uma onda de calor histórica continua a asfixiar França. Na quarta-feira, 24 de junho, os franceses voltaram a acordar com temperaturas recorde: às 5 horas da manhã estavam 29 ºC em La Rochelle, 26 ºC em Dieppe e 27 ºC em Paris. 58 departamentos estão em alerta vermelho e 31 em alerta laranja.
As temperaturas máximas mantêm-se muito elevadas na maior metade oeste do país. "é de esperar que novos recordes sejam batidos, incluindo todos os meses do ano", avisa a Météo-France. Se as temperaturas máximas quase não mudam, as temperaturas mínimas continuam a subir.
Alerta de incêndios florestais
As temperaturas elevadas e a fraca humidade criam condições propícias a incêndios florestais. 35 departamentos foram colocados sob vigilância elevada.
As condições meteorológicas "agravam de forma significativa o risco de deflagração e propagação de incêndios florestais e de vegetação face às normais de verão", explica a Météo-France, precisando que "o risco de incêndios pode ser localmente muito elevado."
Lot-et-Garonne já está a pagar a fatura: dois focos de incêndio surgiram a poucos quilómetros de distância. Um camião do Sdis 47 foi destruído pelas chamas e um bombeiro ficou ligeiramente ferido, indicaram as autoridades, dando conta de 180 bombeiros e 80 viaturas mobilizados, com o reforço de dois Canadair e três aviões Dash.
França: 68 mil lares sem eletricidade
O calor afeta também as infraestruturas. Na terça-feira à noite, ocorreu um incidente num transformador da rede RTE no município de Ergué-Gabéric, junto a Quimper, anunciaram as autoridades, deixando cerca de 106 mil clientes sem eletricidade no pico da avaria.
Ouviram-se duas explosões no município e a zona em redor do transformador teve de ser evacuada.
"A origem do incidente é acidental e está ligada às fortes temperaturas atualmente registadas. Este incidente não provocou quaisquer feridos", indicaram as autoridades num comunicado.
Os serviços técnicos estão no terreno, explicou o presidente da região nas redes sociais, mas o corte mantém-se.
"Por razões técnicas, a RTE não conseguirá repor o fornecimento de eletricidade aos lares afetados ao longo do dia; as ligações serão feitas, o mais cedo, no final do dia 24 de junho. A prioridade é restabelecer a eletricidade nos estabelecimentos de saúde e em locais sensíveis".