Newsletter Boletim informativo Events Eventos Podcasts Vídeos Africanews
Loader
Encontra-nos
Publicidade

França sufoca com calor extremo, alertas de incêndio e apagão no Finistère

Uma mulher protege-se do sol em Rennes, França, em 22 de junho de 2026.
Uma mulher protege-se do sol em Rennes, França, a 22 de junho de 2026. Direitos de autor  AP Photo/Jeremias Gonzalez
Direitos de autor AP Photo/Jeremias Gonzalez
De Célia Gueuti
Publicado a
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google
Partilhar Close Button

Preveem-se 40 a 45 ºC em França na quarta-feira, 24 de junho; alerta de incêndios florestais ativo no centro e 68 mil casas sem eletricidade no Finistère

Uma onda de calor histórica continua a asfixiar França. Na quarta-feira, 24 de junho, os franceses voltaram a acordar com temperaturas recorde: às 5 horas da manhã estavam 29 ºC em La Rochelle, 26 ºC em Dieppe e 27 ºC em Paris. 58 departamentos estão em alerta vermelho e 31 em alerta laranja.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As temperaturas máximas mantêm-se muito elevadas na maior metade oeste do país. "é de esperar que novos recordes sejam batidos, incluindo todos os meses do ano", avisa a Météo-France. Se as temperaturas máximas quase não mudam, as temperaturas mínimas continuam a subir.

Alerta de incêndios florestais

As temperaturas elevadas e a fraca humidade criam condições propícias a incêndios florestais. 35 departamentos foram colocados sob vigilância elevada.

As condições meteorológicas "agravam de forma significativa o risco de deflagração e propagação de incêndios florestais e de vegetação face às normais de verão", explica a Météo-France, precisando que "o risco de incêndios pode ser localmente muito elevado."

Lot-et-Garonne já está a pagar a fatura: dois focos de incêndio surgiram a poucos quilómetros de distância. Um camião do Sdis 47 foi destruído pelas chamas e um bombeiro ficou ligeiramente ferido, indicaram as autoridades, dando conta de 180 bombeiros e 80 viaturas mobilizados, com o reforço de dois Canadair e três aviões Dash.

França: 68 mil lares sem eletricidade

O calor afeta também as infraestruturas. Na terça-feira à noite, ocorreu um incidente num transformador da rede RTE no município de Ergué-Gabéric, junto a Quimper, anunciaram as autoridades, deixando cerca de 106 mil clientes sem eletricidade no pico da avaria.

Ouviram-se duas explosões no município e a zona em redor do transformador teve de ser evacuada.

"A origem do incidente é acidental e está ligada às fortes temperaturas atualmente registadas. Este incidente não provocou quaisquer feridos", indicaram as autoridades num comunicado.

Os serviços técnicos estão no terreno, explicou o presidente da região nas redes sociais, mas o corte mantém-se.

"Por razões técnicas, a RTE não conseguirá repor o fornecimento de eletricidade aos lares afetados ao longo do dia; as ligações serão feitas, o mais cedo, no final do dia 24 de junho. A prioridade é restabelecer a eletricidade nos estabelecimentos de saúde e em locais sensíveis".

Ir para os atalhos de acessibilidade
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google

Notícias relacionadas

Europa enfrenta onda de calor mortal: El Niño é distração, não fenómeno natural

Europa em onda de calor: quais países emitiram alertas vermelhos?

Europa: onda de calor encerra escolas, leva a proibição de álcool e abranda comboios