Newsletter Boletim informativo Events Eventos Podcasts Vídeos Africanews
Loader
Encontra-nos
Publicidade

Candidato da direita vence presidenciais colombianas com margem mais curta de sempre

Candidato presidencial Abelardo de la Espriella, em Barranquilla, Colômbia, domingo, 21 de junho de 2026.
Candidato presidencial Abelardo de la Espriella em Barranquilla, Colômbia, domingo, 21 de junho de 2026 Direitos de autor  Copyright 2026 The Associated Press. All rights reserved
Direitos de autor Copyright 2026 The Associated Press. All rights reserved
De Sergio Garcia
Publicado a Últimas notícias
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google
Partilhar Close Button

Advogado ultraconservador derrota Iván Cepeda por menos de um ponto percentual. Candidato petrista já contestou mais de 30 000 mesas eleitorais.

A fotografia é a que o "petrismo" temia. A Colômbia vira à direita e entrega a Casa de Nariño a Abelardo de la Espriella, advogado e empresário de 47 anos, sem carreira política, que venceu as eleições e conseguiu impor-se ao senador de esquerda Iván Cepeda por uma diferença de apenas 200.000 votos. No próximo dia 6 de agosto, De la Espriella substituirá oficialmente Gustavo Petro e tornar-se-á o novo presidente da Colômbia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A disputa foi muito renhida. Pouco menos de dois pontos percentuais (49,77% contra 48,59%) separam os dois candidatos, que aceitaram a pré-contagem, mesmo sabendo que é preciso esperar mais um pouco para conhecer os resultados definitivos.

Embora Cepeda tenha reconhecido a derrota, a sua campanha não tenciona ficar parada: o candidato sucessor de Gustavo Petro já anunciou a impugnação de 33.000 mesas de voto durante o escrutínio oficial. À sua proposta juntou-se Petro que, desde que se conheceram os resultados, tem alimentado dúvidas e pediu diretamente o escrutínio de todas as mesas. «Devem ser impugnadas as mesas nos Estados Unidos e as que forem afetadas pela alteração do endereço IP de servidores ao serviço do sistema informático de pré-contagem e escrutínio».

Confirmam-se as sondagens

Mas, salvo uma surpresa de última hora, de pouco servirá a irritação do campo governamental. As cartas estão lançadas e os resultados foram os que as sondagens previam. De la Espriella, que já tinha sido o candidato mais votado na primeira volta, em maio passado, somou ainda o apoio da direita tradicional e conseguiu agregar os votos dos apoiantes do ex-presidente Álvaro Uribe e da candidata Paloma Valencia.

O empresário, que tem tripla nacionalidade (colombiana, norte-americana e italiana) e é conhecido como "o Tigre”, construiu a sua candidatura com base na mão dura contra o narcotráfico, no reforço das forças de segurança e num Estado mais pequeno. Um discurso patriótico e anti-elites, semelhante ao de Milei na Argentina, que já mereceu aplausos da administração norte-americana.

Donald Trump celebrou a vitória na Truth Social com uma fotografia do político de extrema-direita acompanhada de uma única palavra: «Ganhou». Também Marco Rubio, secretário de Estado norte-americano, confirmou a disponibilidade do seu governo para dialogar com a nova administração colombiana. «A administração Trump espera cooperar estreitamente com a sua próxima administração para reforçar a cooperação em matéria de segurança regional, pôr fim à imigração ilegal para os Estados Unidos e fortalecer os nossos laços económicos. O futuro da Colômbia ainda está por escrever».

Embora ainda falte o escrutínio oficial, que terá de cotejar as mesas em disputa antes da proclamação, o sentido é claro: a Colômbia, tal como muitos dos seus vizinhos, vira à direita e encerra o ciclo de Petro com menos de um ponto de diferença.

Ir para os atalhos de acessibilidade
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google

Notícias relacionadas

Colômbia: segunda volta decide entre De la Espriella e Cepeda

Candidato da direita vence presidenciais colombianas com margem mais curta de sempre

Notícias do dia | 22 de junho 2026 - Tarde