Nos Jardins de Kew, em Londres, um carvalho-vermelho que morreu durante a onda de calor de 2022 no Reino Unido foi pintado de vermelho vivo e mantido de pé como lembrete público das alterações climáticas.
A instalação surge numa altura em que Londres regista temperaturas invulgarmente altas para junho. Segundo os Jardins de Kew, mais de 400 árvores em todo o recinto morreram durante o calor extremo do verão de 2022. Embora a maioria tenha sido removida, este carvalho-vermelho permanece no local para chamar a atenção para o impacto da subida das temperaturas no ambiente natural.
Ao lado ergue-se a "Árvore da Esperança", um carvalho-húngaro resistente ao clima, escolhido pela capacidade de suportar melhor condições mais quentes. Os visitantes podem ficar a saber mais sobre as duas árvores através de painéis e exposições. Os responsáveis de Kew afirmam que o contraste entre o carvalho-vermelho morto e o seu vizinho mais jovem pretende incentivar a reflexão sobre a forma como as alterações climáticas estão a transformar as paisagens em todo o Reino Unido.