Newsletter Boletim informativo Events Eventos Podcasts Vídeos Africanews
Loader
Encontra-nos
Publicidade

Rumor confirmado: Serena Williams interrompe reforma e regressa ao ténis aos 44 anos

Serena Williams agradece ao público após perder contra a australiana Ajla Tomljanovic, na terceira ronda do US Open 2022
Serena Williams agradece ao público após perder contra a australiana Ajla Tomljanovic, na terceira ronda do US Open 2022 Direitos de autor  AP Photo
Direitos de autor AP Photo
De João Azevedo
Publicado a Últimas notícias
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google
Partilhar Close Button

Norte-americana, vencedora de 23 títulos individuais do Grand Slam, vai disputar o torneio londrino de Queen's, em relva, na variante de pares, ao lado da jovem canadiana de 19 anos, Victoria Mboko.

O burburinho vinha ganhando força desde a semana passada e, a partir desta segunda-feira, já não será preciso especular mais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Serena Williams, uma das melhores tenistas de todos os tempos, está mesmo de volta à competição, quase quatro anos após ter pousado as raquetas na sequência da eliminação, na terceira ronda, do Open dos Estados Unidos de 2022, prova que parecia ter sido a última da sua carreira como tenista profissional.

A norte-americana assinalou o regresso na rede social X através de um vídeo em que aparece num campo de ténis e se dirige a um banco para atender uma chamada de telemóvel.

"As boas notícias correm depressa", lê-se na publicação.

Aos 44 anos, e já mãe de duas filhas, a ex-número um mundial, vencedora de 23 títulos individuais do Grand Slam, regressa aos courts no torneio londrino de Queen's, em relva, na variante de pares.

Recebeu um convite da organização para jogar ao lado da jovem canadiana, de 19 anos, Victoria Mboko, atual 9.ª do ranking mundial de singulares.

"O Queen's Club parece ser o local ideal para dar início a este novo capítulo", afirmou Serena, em declarações citadas pela organização do torneio.

"A relva proporcionou-me alguns dos momentos mais marcantes da minha carreira, e estou entusiasmada por voltar a competir num dos palcos mais emblemáticos deste desporto", acrescentou, na referência ao evento londrino, da categoria WTA 500, que começa na próxima segunda-feira e dura até 14 de junho.

A relva sempre foi, de facto, uma das superfícies prediletas da jogadora. Em Wimbledon, conquistou 13 títulos, entre os quais sete em singulares e seis em pares.

Resta agora saber se Serena irá mesmo jogar em singulares, em busca do 24.º Major do palmarés para igualar a marca recorde da australiana Margaret Court.

"Estaria a mentir se dissesse que não queria aquele recorde. É óbvio que quero", disse em entrevista à revista Vogue em agosto de 2022, quando divulgou os planos para abandonar o ténis.

A superfície escolhida para reaparecer em ação — relva — sugere que pode estar a tentar ganhar ritmo para ir a Wimbledon, que se realiza de 29 de junho a 12 de julho, mas a tenista não fez qualquer anúncio oficial sobre se pretende atuar novamente a solo.

Num trajeto profissional iniciado em 1995, Serena Williams tornou-se a única jogadora a vencer os quatro principais torneios do mundo (Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Open dos Estados Unidos) tanto em singulares como em pares.

Cronologia de um regresso "anunciado"

No ano passado, Williams seguiu o protocolo exigido a qualquer jogadora que aspire voltar ao ativo, integrando, de novo, o grupo de controlo antidoping registado pela Agência Internacional de Integridade do Ténis (ITIA).

Ou seja, disponibilizou-se para realizar testes fora de competição durante os seis meses que precedem o regresso à atividade, em linha com os regulamentos da Agência Mundial Antidopagem (WADA).

Ainda assim, a tenista negara, em dezembro, qualquer intenção de jogar de novo ao mais alto nível.

"NÃO vou regressar. Este boato é uma loucura", vincou, a 2 de dezembro de 2025, no X.

Com o cumprimento deste requisito, estava apta, desde fevereiro, a competir no circuito profissional, e, nesse mês, questionada no programa Today da NBC, não descartou essa hipótese, embora tenha sublinhado que estava interessada sobretudo em divertir-se e desfrutar da vida, no papel de mãe, sem quaisquer pressões.

"Não é um sim ou não. Não sei. Vou ver o que acontece", declarou.

A tenista norte-americana nunca anunciou oficialmente a reforma. Na entrevista de 2022 à Vogue, preferiu dizer que estava a "afastar-se" do ténis.

Em 2025, Williams tornou-se embaixadora de uma empresa de telessaúde que, no âmbito do respetivo programa de perda de peso, permite aos seus pacientes acederem a medicamentos usados no tratamento da diabetes tipo 2, os quais promovem o emagrecimento.

A tenista informou ter perdido 15 kg depois de um ano a tomar uma destas substâncias, que, segundo adianta o Tennis Channel, são atualmente permitidas pela WADA, apesar de estarem incluídas no Programa de Monitorização desta organização.

Isto significa que são revistas anualmente e podem vir a ser adicionadas à Lista de Substâncias Proibidas da WADA, nota a mesma estação televisiva.

O marido de Serena, Alexis Ohanian, cofundador do site Reddit, faz parte do Conselho de Administração da empresa que fornece acesso aos medicamentos.

Ir para os atalhos de acessibilidade
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google

Notícias relacionadas

Anne Hathaway, Emily Blunt e Serena Williams brilham na passadeira vermelha da Met Gala

Mario Draghi e Serena Williams brilham nos Prémios Princesa das Astúrias

Serena Williams vence Prémio Princesa das Astúrias do Desporto 2025