A Deutsche Bahn afirmou que os seus serviços estavam a ser retomados “passo a passo” após uma paralisação de quase três horas que bloqueou todas as operações a nível nacional.
Uma falha num sistema de comunicações levou a rede ferroviária da Alemanha a suspender todos os comboios na noite de terça-feira, deixando passageiros retidos por todo o país.
Os comboios ficaram parados nas estações e potenciais passageiros fizeram longas filas nos balcões de informação, à procura de forma de chegar ao destino.
O principal operador ferroviário nacional, a Deutsche Bahn, afirmou pouco antes da 1h00 locais – quase duas horas e meia depois de ter comunicado a avaria – que o problema estava resolvido e que o serviço estava a ser retomado “gradualmente”.
A empresa indicou que existia um problema a nível nacional com o sistema digital de comunicação GSM-R, utilizado nas comunicações internas da rede ferroviária.
Mais tarde, adiantou que a causa já tinha sido identificada, sem precisar qual.
O jornal alemão Bild noticiou, citando a presidente executiva da Deutsche Bahn, Evelyn Palla, que “conseguimos estabilizar a situação com um sistema de emergência”.
Durante a falha, o operador ferroviário referiu que estava a distribuir vales de táxi e de hotel aos passageiros e, sempre que possível, a manter composições nas estações para que os viajantes pudessem aguardar a bordo, tendo pedido desculpa pela situação.
Muitos passageiros tiveram de improvisar planos de viagem de emergência ou encontrar alternativas, e vários viajantes internacionais relataram ter encontrado “caras pouco satisfeitas” à chegada a estações centrais movimentadas, como a da capital.
“O revisor era muito simpático, mas limitou-se a dizer: ‘não sabemos’”, contou Reyna Ghoshal, passageira vinda de Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia. “Reservámos um autocarro para as 8h00, por precaução, mas, no geral, não sabemos o que se está a passar.”
Nos últimos anos, as queixas por atrasos e perturbações nos comboios na Alemanha tornaram-se cada vez mais frequentes.
A Deutsche Bahn, detida pelo Estado, iniciou profundas, mas perturbadoras, obras de renovação nas principais linhas, após anos de subinvestimento, numa tentativa de melhorar o desempenho.
O sistema ferroviário alemão só em raras ocasiões no passado suspendeu a totalidade ou a maioria dos comboios, normalmente devido a tempestades e não por motivos técnicos.
O GSM-R, sigla de Global System for Mobile Communications–Railway, fornece os serviços de voz e dados necessários à operação ferroviária, incluindo as comunicações entre maquinistas e centros de controlo.
Segundo a Agência da União Europeia para as Ferrovias, o sistema começou a ser introduzido em toda a Europa em 2000, como norma comum para a exploração ferroviária.