Newsletter Boletim informativo Events Eventos Podcasts Vídeos Africanews
Loader
Encontra-nos
Publicidade

França: Cécile Kohler e Jacques Paris libertados após anos detidos no Irão

Retratos dos dois cidadãos franceses, Cécile Kohler e Jacques Paris, frente à Assembleia Nacional, em Paris, quinta-feira, 3 de julho de 2025
Os retratos dos dois cidadãos franceses Cécile Kohler e Jacques Paris em frente à Assembleia Nacional, em Paris, quinta-feira, 3 de julho de 2025. Direitos de autor  (AP Photo/Aurelien Morissard)
Direitos de autor (AP Photo/Aurelien Morissard)
De Etienne Paponaud com AFP
Publicado a Últimas notícias
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google
Partilhar Close Button
Copiar/colar o link embed do vídeo: Copy to clipboard Link copiado!

Emmanuel Macron anunciou a libertação e o regresso a território francês dos dois cidadãos, após mais de três anos detidos por espionagem.

Emmanuel Macron anunciou que os cidadãos franceses Cécile Kohler e Jacques Paris "estão em liberdade e a caminho de território francês", numa mensagem publicada no X, terça-feira, 7 de abril, em pleno conflito no Médio Oriente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

"É um alívio para todos nós e, naturalmente, para as suas famílias", acrescentou o chefe de Estado francês, agradecendo às "autoridades de Omã pelos seus esforços de mediação, aos serviços do Estado e aos cidadãos que se mobilizaram sem descanso e assim contribuíram para o seu regresso".

Também no X, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Noël Barrot, afirmou ter falado ao telefone com os dois ex-detidos: "Expressaram-me a sua emoção e a alegria de em breve reencontrarem o seu país e os seus familiares".

Depois de mais de três anos de detenção, a professora de francês, de 41 anos, e o seu companheiro, professor reformado, de 72 anos, tinham sido condenados em outubro passado, respetivamente, a 20 e 17 anos de prisão por crimes de espionagem, nomeadamente a favor de Israel. Os cidadãos franceses tinham sifo libertados no início de novembro, mas estavam proibidos de abandonar o território iraniano, estando confinados à embaixada de França em Teerão.

Diplomatas trabalharam para obter a sua libertação e o seu repatriamento, num contexto ainda mais difícil devido à guerra no Irão, que eclodiu em 28 de fevereiro.

Jean-Noël Barrot falou ainda no domingo com o seu homólogo iraniano, Abbas Araghchi.

Ir para os atalhos de acessibilidade
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google

Notícias relacionadas

Bielorrússia liberta 250 presos políticos após negociações com os EUA

Famílias de presos políticos fazem greve de fome na Venezuela

Porsche traz Cayenne de volta a Leipzig: trabalhadores arriscam cortes salariais