Petro descarta recandidatar-se após deixar a Presidência da Colômbia, enquanto colombianos escolhem entre o ultradireitista De la Espriella e o esquerdista Cepeda.
O presidente colombiano Gustavo Petro anunciou que não se candidatará a mais nenhuma eleição depois de entregar o cargo ao vencedor da segunda volta das presidenciais. Os colombianos votaram numa segunda volta muito polarizada das eleições presidenciais que poderá redefinir o frágil processo de paz e as relações com os Estados Unidos, depois da campanha eleitoral mais violenta da última década.
No seu discurso televisivo, o presidente Gustavo Petro, ladeado pelas filhas, garantiu que não voltará a candidatar-se a qualquer eleição e afirmou esperar não se tornar “um velho aborrecido” para os colombianos no final do mandato.
Horas antes, o presidente Petro, juntamente com as filhas, dirigia-se à Praça de Bolívar, em Bogotá, para presidir à abertura da segunda volta das eleições presidenciais.