Newsletter Boletim informativo Events Eventos Podcasts Vídeos Africanews
Loader
Encontra-nos
Publicidade

Secretário da Defesa pede ao chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA que se demita

O Secretário da Defesa, Pete Hegseth, fala aos meios de comunicação social durante uma conferência de imprensa no Pentágono, em Washington, terça-feira, 31 de março de 2026.
O Secretário da Defesa, Pete Hegseth, fala aos meios de comunicação social durante uma conferência de imprensa no Pentágono, em Washington, terça-feira, 31 de março de 2026. Direitos de autor  AP Photo/Manuel Balce Ceneta
Direitos de autor AP Photo/Manuel Balce Ceneta
De Emma De Ruiter
Publicado a Últimas notícias
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google
Partilhar Close Button
Copiar/colar o link embed do vídeo: Copy to clipboard Link copiado!

Randy George "vai aposentar-se de seu cargo como 41.º chefe do Estado-Maior do Exército com efeito imediato", disse Sean Parnell, o principal porta-voz do Pentágono. George ocupava o cargo desde agosto de 2023, sob a administração Biden.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos pediu ao chefe do Estado-Maior do Exército norte-americano, general Randy George, que se demitisse, informou o Pentágono na quinta-feira, sem dar uma razão para a saída.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

George "vai reformar-se do seu cargo de 41.º chefe do Estado-Maior do Exército com efeitos imediatos", disse Sean Parnell, o principal porta-voz do Pentágono. O general ocupava o cargo, que normalmente é assumido por quatro anos, desde agosto de 2023, sob a administração Biden.

Durante uma carreira militar de quase quatro décadas, George foi destacado para o Iraque e Afeganistão várias vezes e também serviu em cargos como vice-chefe do Estado-Maior do Exército e assistente militar senior do então líder do Pentágono Lloyd Austin durante o mandato de Joe Biden como presidente.

A razão para o pedido não foi imediatamente conhecida, mas a CBS citou uma fonte dizendo que Hegseth queria alguém que implementasse a sua visão e a do presidente Donald Trump para o Exército.

Hegseth também destituiu o general do Exército David Hodne e o major-general do Exército William Green, de acordo com um funcionário do Pentágono que falou sob condição de anonimato para discutir mudanças sensíveis de liderança. O motivo destas saídas também não foi indicado.

O anúncio foi feito poucas horas depois de ter surgido a informação de que Trump demitira a procuradora-geral Pam Bondi, na quinta-feira, e nomeara o seu antigo advogado pessoal para chefe interino do Departamento de Justiça.

O general Christopher LaNeve vai assumir agora o cargo de chefe do Estado-Maior do Exército, disse o funcionário do Pentágono. LaNeve era o principal assessor militar de Hegseth quando Trump o nomeou subitamente para vice-chefe do Estado-Maior do Exército em outubro passado. É uma ascensão meteórica para um oficial que era apenas um general de duas estrelas há dois anos.

Trump tem supervisionado uma purga de oficiais militares de topo, incluindo o presidente do Estado-Maior Conjunto, general Charles "CQ" Brown, que demitiu sem explicação em fevereiro de 2025.

Outros oficiais superiores demitidos incluem os chefes da Marinha e da Guarda Costeira, o general que chefiava a Agência de Segurança Nacional, o vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, um almirante da Marinha designado para a NATO e três advogados militares de alto nível.

A mudança de liderança ocorre no momento em que os paraquedistas da 82ª Divisão Aerotransportada do Exército se dirigem para o Médio Oriente, juntamente com milhares de fuzileiros navais e outros meios. A administração Trump tem evitado questões sobre se as forças armadas dos EUA vão ou não enviar tropas terrestres contra o Irão.

Num discurso em horário nobre na quarta-feira sobre a guerra, Trump não ofereceu uma data para o fim do conflito e poucos detalhes sobre a sua estratégia para o futuro, mas previu mais ações militares.

"Vamos atingi-los com muita força nas próximas duas ou três semanas", disse Trump sobre o Irão, antes de acrescentar que "vamos levá-los de volta à Idade da Pedra, onde pertencem".

Hegseth fez eco desse sentimento após o discurso, com uma publicação nas redes sociais que dizia simplesmente: "De volta à Idade da Pedra".

Outras fontes • AP, AFP

Ir para os atalhos de acessibilidade
Partilhar Comentários Siga a Euronews no Google

Notícias relacionadas

Donald Trump demite a procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi

Casa Branca diz que Espanha vai colaborar militarmente com EUA. Governo espanhol nega

Pentágono revela que os EUA já gastaram 29 mil milhões de dólares na guerra contra o Irão