O grupo enviava mensagens fazendo-se passar pelos filhos e alegavam ter mudado de número de telefone, para pedir transferências urgentes. A polícia deteve dez pessoas após identificar cerca de 500 vítimas e um fraude próximo de três milhões de euros em Espanha.
A polícia espanhola desmantelou uma organização criminosa sediada na província de Valência que terá defraudado cerca de três milhões de euros através do conhecido esquema "olá mãe, olá pai", um método em que alguém se faz passar por um familiar que mudou de número de telefone para solicitar com urgência transferências de dinheiro.
A investigação permitiu, para já, identificar cerca de 500 vítimas em Espanha.
A operação resultou na detenção de dez pessoas, suspeitas de envolvimento nos crimes de organização criminosa, burla e branqueamento de capitais. Seis dos detidos foram enviados para a prisão por ordem judicial.
A investigação começou em maio de 2025. Desde então, os agentes reuniram mais de 500 participações policiais e analisaram mais de 500 mil registos relacionados com mensagens, chamadas telefónicas e transferências bancárias, para reconstruir o modo de funcionamento da organização.
Segundo a Polícia, a rede operava de forma altamente estruturada. No topo estavam o alegado líder e outros três responsáveis encarregados de dirigir a atividade. A partir de uma habitação no município valenciano de Bétera, coordenavam o envio massivo de mensagens fraudulentas e supervisionavam outros membros dedicados a captar vítimas.
Um terceiro grupo tratava de branquear os lucros obtidos com as burlas.
A investigação permitiu ainda apurar que parte do dinheiro obtido era alegadamente branqueado através de empresas dedicadas ao aluguer de veículos de alta gama em Ibiza durante a época estival.
Segundo a Polícia, os principais suspeitos chegaram a obter lucros de até 100 mil euros numa única manhã e mantinham um elevado nível de vida, alegadamente financiado com o dinheiro proveniente das burlas.