A nota foi enviada às redações na noite de segunda-feira.
O gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, alertou na noite de quinta-feira para uma tentativa de fraude utilizando o nome do primeiro-ministro.
Em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro avisa que diversas pessoas estarão a ser contactadas por email e por mensagem de whatsapp, a solicitar-lhes que preencham um acordo de confidencialidade, em nome de Luís Montenegro.
O Governo informa que já foi apresentada queixa às autoridades competentes.
Este tipo de campanhas de cibercrime, focadas em phising, têm aumentado e por isso a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T)da Polícia Judiciária trem lançado vários alertas aos cidadãos. Os criminosos utilizam muitas vezes SMS e e-mails fraudulentos, com recurso a logótipos e modelos muito semelhantes aos oficiais, para roubar dados pessoais e bancários.