Sobretudo na Renânia do Norte-Vestefália muitas pessoas ficaram retidas devido à avaria informática nacional na Deutsche Bahn. Alguns passageiros passaram a noite em bancos duros, e mesmo o reembolso de táxi ou hotel pouco lhes valeu.
Os problemas na Deutsche Bahn fazem parte do dia a dia de quem viaja de comboio e de muitos trabalhadores pendulares. Em 2025, apenas 60% de todos os comboios de longo curso chegaram ao destino a horas. Mas que, na véspera de uma reunião do conselho de supervisão da empresa, uma avaria informática paralise durante horas todo o tráfego ferroviário na Alemanha é algo invulgar, mesmo para a Deutsche Bahn. Para a presidente da empresa, Evelyn Palla, não será fácil explicar o sucedido.
Quem ficou retido por causa da avaria e teve de apanhar um táxi ou pernoitar num hotel pode agora entregar os recibos à Deutsche Bahn. O formulário está disponível na página dos direitos dos passageiros, que são regulados a nível europeu. Nem todos os custos são reembolsados: em caso de supressão de comboios regionais, por exemplo, só devem ser aceites despesas de táxi até 60 euros.
Perto da meia-noite, a Deutsche Bahn distribuiu em muitas estações vales para táxis ou hotéis. Ainda assim, muitos passageiros bloqueados passaram a noite nos bancos das estações, sem conseguirem regressar a casa ou chegar ao destino.
Filas de espera sem fim
Em muitos locais faltou informação durante horas. Na aplicação da companhia não surgia, numa primeira fase, qualquer referência à paralisação total. Só horas mais tarde foi comunicada uma "avaria de grande dimensão".
Na estação de Hannover – como em quase todas as estações na Alemanha onde ainda havia bilheteiras abertas – as filas de pessoas à procura de informações pareciam não ter fim, como mostrou um utilizador nas redes sociais.
"Em 20 anos de carreira na empresa nunca vi uma perturbação desta dimensão", afirmou na noite de terça-feira a agência AFP um revisor de um ICE imobilizado em Würzburg.
Solidariedade na adversidade
Devido ao calor, trabalhadores da Deutsche Bahn distribuíram garrafas de água a quem esperava em algumas estações.
Muitos passageiros retidos formaram, já perto do final do dia, pequenos grupos de ajuda mútua e organizaram em conjunto deslocações de táxi ou Uber, em alternativa ao comboio.
"Um caos destes nos comboios acaba por unir as pessoas", disseram à WDR Netis, Michel e Denis, que se conheceram na estação central de Dortmund. Os três queriam ir para Colónia e acabaram por seguir juntos, graças a um vale de táxi.
Mas em muitos sítios foi muito difícil encontrar um táxi e, já tarde, alguns motoristas não estavam disponíveis para percursos longos.
Autocarros apinhados em vez de comboios após concerto de Helene Fischer
Depois do concerto de Helene Fischer em Gelsenkirchen, estavam já previstos autocarros para as dezenas de milhares de espectadores. Os autocarros da Veltins Arena para Dortmund e Düsseldorf ficaram, porém, muito mais cheios do que o previsto, mas, segundo a WDR, a maioria manteve o bom humor, ainda entusiasmada com a atuação de Helene Fischer.
Deutsche Bahn, um serviço pouco fiável...
No próximo fim de semana começam as férias de verão em vários Estados federados, como a Renânia-Palatinado e Hessen. E muitos pais que querem viajar de comboio com os filhos olham agora para a Deutsche Bahn com ainda mais apreensão.
A entrada em funcionamento da nova estação Stuttgart 21 foi há pouco novamente adiada. A gare subterrânea de passagem, inicialmente prevista para 2019, só deverá abrir, na melhor das hipóteses, no final de 2031. Segundo a comunicação social, a tecnologia instalada neste estaleiro permanente em Estugarda é considerada obsoleta mesmo antes da inauguração.
Muitos passageiros que ficaram retidos acabaram, durante a noite de terça para quarta-feira, por ser recolhidos de carro por familiares ou amigos. Para a Deutsche Bahn, vista como meio de transporte mais amigo do ambiente, e para a aposta na transferência para os transportes públicos, não é uma boa notícia.