This content is not available in your region

Autoridades alemãs proibem canais do Russia Today de emitir no país

Access to the comments Comentários
De  Matthew Holroyd
euronews_icons_loading
Autoridades alemãs proibem canais do Russia Today de emitir no país
Direitos de autor  Francois Mori/AP

Perante o aumento das tensões em torno da Ucrânia, as relações entre Berlim e Moscovo sofreram um novo golpe, que tem a ver com o canal de televisão estatal Russia Today (RT).

Esta quarta-feira, o regulador alemão impediu a RT de transmitir o canal de língua alemã no país. A autoridade diz que o canal não tinha a licença necessária de acordo com a lei europeia.

Esta não é a primeira polémica a envolver a RT. Em setembro do ano passado, o YouTube bloqueou duas contas da RT em alemão, por estarem a espalhar informações falsas sobre o coronavírus.

A decisão desencadeou ameaças de retaliação por parte da Rússia. Moscovo já respondeu ao ataque. A editora-chefe do Russia Today, Margarita Simonyan, disse que a decisão do regulador alemão "não fazia nenhum sentido".

O canal diz que tem uma licença sérvia válida e prometeu levar a entidade reguladora alemã a tribunal. O ministério russo dos Negócios Estrangeiros diz que se trata de uma decisão política. Diz que não tem outra opção senão aplicar medidas de retaliação face aos meios de comunicação alemães acreditados na Rússia. O braço-de-ferro deve continuar mas, para já, a Alemanha segue a Letónia e a Lituânia no gesto de banir o Russia Today.