EventsEventosPodcasts
Loader
Find Us
PUBLICIDADE

União Europeia bane quatro meios de comunicação social por difundirem propaganda russa

O Presidente russo, Vladimir Putin, fala durante a sua conferência de imprensa anual em Moscovo, Rússia, quinta-feira, 14 de dezembro de 2023.
O Presidente russo, Vladimir Putin, fala durante a sua conferência de imprensa anual em Moscovo, Rússia, quinta-feira, 14 de dezembro de 2023. Direitos de autor Alexander Zemlianichenko/Copyright 2023 The AP. All rights reserved
Direitos de autor Alexander Zemlianichenko/Copyright 2023 The AP. All rights reserved
De  Mared Gwyn Jones
Publicado a
Partilhe esta notíciaComentários
Partilhe esta notíciaClose Button
Artigo publicado originalmente em inglês

Entre os meios de comunicação, conta-se a Voz da Europa, que os serviços secretos checos desmascararam em março como uma operação de influência russa.

PUBLICIDADE

A União Europeia anunciou a proibição de quatro meios de comunicação social acusados de difundir propaganda pró-Kremlin e de "desestabilizar" os países vizinhos da Ucrânia.

Os quatro meios de comunicação social incluídos na lista negra - Voice of Europe, RIA Novosti, Izvestia e Rossiyskaya Gazeta - estão "sob o controlo permanente, direto ou indireto" da Rússia e têm sido "fundamentais" na promoção do apoio à invasão ilegal da Ucrânia, afirmou o Conselho Europeu numa declaração na sexta-feira.

"A Federação Russa está envolvida numa campanha internacional sistemática de manipulação dos media e da informação (...) para justificar e apoiar a sua agressão em grande escala contra a Ucrânia e para reforçar a sua estratégia de desestabilização dos países vizinhos, da UE e dos seus Estados-membros", lê-se no comunicado.

A decisão foi antecipada pela comissária do bloco para os valores e a transparência, Věra Jourová, na quarta-feira, quando os embaixadores da UE deram luz verde à medida, apesar de a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, ter avisado que Moscovo iria retaliar contra os correspondentes ocidentais em Moscovo.

Jourová também prometeu proibir o financiamento russo de meios de comunicação social, ONG e partidos políticos na UE.

A declaração surge apenas três semanas antes de cerca de 370 milhões de eleitores serem convocados para as eleições europeias, uma votação que se receia ser vulnerável a campanhas de desinformação apoiadas pela Rússia.

O bloco está em alerta máximo para as campanhas de desinformação russas online, destinadas a minar a integridade da votação, com dirigentes preocupados com o facto de a UE não estar preparada para novas formas de interferência estrangeira.

Meios de comunicação social listados na UE na mira

Três dos meios de comunicação social visados, RIA Novosti, Izvestia e Rossiyskaya Gazeta, são todos parcialmente detidos ou controlados pelo Estado russo.

Mas a Voice of Europe é uma empresa neerlandesa cotada em bolsa, com sede oficial numa pequena aldeia da província de Brabante do Norte. A empresa está no centro de uma investigação em curso sobre alegações de que legisladores de toda a Europa foram pagos para fazer propaganda do Kremlin.

A empresa noticiosa afirmava fornecer "notícias não censuradas da Europa e do mundo" e, ainda em março, realizou entrevistas individuais e debates com deputados europeus em funções, transmitidos a partir do Parlamento Europeu em Bruxelas e em Estrasburgo.

No final de março, as autoridades checas anunciaram que tinham desmantelado uma operação de influência russa conduzida através da Voice of Europe, alegando que tinham sido feitas transações financeiras a funcionários eleitos no Parlamento Europeu e nos parlamentos nacionais.

De acordo com os meios de comunicação social checos, que citam funcionários dos serviços de informação, as alegações envolvem políticos da Alemanha, França, Polónia, Bélgica, Países Baixos e Hungria.

Na quinta-feira, a polícia alemã abriu uma investigação sobre o candidato às eleições europeias Petr Bystron, do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), alegadamente por ter recebido até 20.000 euros de indivíduos ligados ao presidente russo Vladimir Putin para difundir propaganda do Kremlin.

O primeiro-ministro checo, Petr Fiala, afirmou no mês passado que a operação descoberta tinha como objetivo desestabilizar toda a Europa e revelou que outros países europeus tinham iniciado investigações na sequência dos esforços checos.

A Bélgica confirmou ter aberto um inquérito judicial, uma vez que os membros do Parlamento Europeu, cuja sede se situa na capital belga, Bruxelas, estão sob suspeita.

Partilhe esta notíciaComentários

Notícias relacionadas

Eurodeputados do "Russiagate" poderão perder imunidade, diz presidente Metsola

Bélgica investiga rede russa suspeita de pagamentos a eurodeputados

França acusa Rússia de manobras de desinformação "hostis" contra aliados ocidentais da Ucrânia